As crianças do Maternal III durante o mês de abril ampliaram seus conhecimentos sobre o próprio corpo através de atividades voltadas para a percepção tátil. Exploraram tanto com as mãos como com os pés diversas situações que permitiram o contato com diferentes sensações gerando novas experiências de aprendizagem.
O CEI Alzelir T. G. Pacheco integra a rede Municipal de Joinville e atende crianças de 1 a 3 anos de idade em período integral e parcial.
Quem sou eu
- CEI da Rede Pública
- Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt
29 de abril de 2011
26 de abril de 2011
13 de abril de 2011
Famílias participando...
O projeto “Reinventando e Preservando o nosso parque” do Maternal II contou com a participação das famílias na 1ª etapa da reestruturação do parque. Famílias essas que deixaram o aconchego de suas casas para se dedicar à reforma de um dos espaços no qual seus pequenos brincam. Agradecemos a todas essas famílias que de uma forma ou de outra estão colaborando para que nosso parque se torne um espaço ainda mais agradável.
O projeto do Maternal III “Sentindo e Transformando Nosso Espaço” propõe a revitalização de um espaço imediato, a própria sala, com intuito de torná-la mais atrativa e dinâmica para as crianças. A primeira fase, que se constituiu pela pintura e texturização das paredes, contou com a participação de algumas famílias que cooperaram com materiais e mão de obra. Agradecemos imensamente aos pais que se dedicaram a essa proposta permitindo que esse espaço se torne mais acolhedor e com novas possibilidades de aprendizagem.
6 de abril de 2011
BERÇÁRIO I
O primeiro ano de vida é um período cheio de descobertas e aprendizagens, nessa fase a criança constrói um pensamento essencialmente prático, ligado principalmente a ação e a percepção.
Com o intuito de propiciar novas vivências nas últimas semanas nossos bebês puderam aguçar seus sentidos experimentando diferentes sensações, foram momentos que proporcionaram alegria, e muitas descobertas contribuindo dessa forma para o desenvolvimento dos pequeninos.
Vale à pena conferir!!!!!!!!!
5 de abril de 2011
BERÇÁRIO II
O projeto desenvolvido durante este ano na Turma do Berçário II está relacionado às cantigas: CONHECENDO E DRAMATIZANDO CANTIGAS DE RODA. O objetivo deste projeto é despertar o mundo da fantasia e da imaginação infantil através das cantigas de roda, que tem como característica própria a liberdade de criar e adaptar, mediante a qual as atividades se tornem atraentes aos olhos das crianças que buscam incansavelmente novidades, descobertas e vivências que lhes satisfaçam a curiosidade.
As atividades desenvolvidas no mês de Março e Abril estão sendo direcionada a Páscoa.
• Contamos a história (O coelho engraçado, autor GORDON VOLKE, ROBERT TONN) deixando com que as crianças observassem bem as imagens e tocassem no livro, em alguns casos ao perguntarmos sobre o coelho a criança apontava mostrando-nos e algumas balbuciavam e outras falam “o coelho”. Após contarmos a história uma das educadoras colocou uma máscara de coelho e saiu da casinha.
• Caixa Surpresa: Colocamos dois coelhos de pelúcia em uma caixa com um laço no centro da sala, algumas crianças correram para ver o que havia na caixa. Em conjunto abriram a caixa, observaram o que havia lá.
• Mosaico: Fizemos um desenho de coelho e disponibilizamos EVA e GLITER, as crianças individualmente, escolhiam cores e colavam os materiais de acordo com sua imaginação.
• Vídeo em sala: Preparamos um ambiente agradável na sala e passamos vídeos do coelho (A festa dos coelhinhos, Orelhinhas). As crianças observaram atentamente os movimentos dos personagens do vídeo, balbuciaram, sorriram, bateram palmas, levantaram para dançar, e algumas crianças pronunciaram palavras “o coelho”, “ta dançando”, oia o coeio”.
Sentindo e Transformando Nosso Espaço
A turma do maternal lll desenvolverá durante esse ano o projeto “Sentindo e Transformando Nosso Espaço” que implicará em despertar os cinco sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar. Para a realização dessa proposta pensamos na reestruturação do espaço como possibilidade de trabalho uma vez que acreditamos que ele seja um agente de grande importância no processo de ensino-aprendizagem influenciando diretamente as ações da criança. Durante esse primeiro mês já foram realizadas diversas atividades referentes às capacidades sensoriais, porém vale à pena ressaltar que para atingir nossos objetivos, de antemão, levantamos os conhecimentos prévios da turma através de dinâmicas voltadas para o conhecimento do corpo humano onde cada criança pode expor as noções que possuem sobre si mesmas e o outro.
Assinar:
Postagens (Atom)