Adaptação
“É na acolhida ou na rejeição, na aliança ou na hostilidade para com o rosto do outro que se estabelecem as relações mais primárias do ser humano e se decidem as tendências de dominação ou cooperação”. (Leonardo Boff)
A turma do Maternal IV contempla as crianças de 03 anos e a maioria já freqüenta o CEI desde os berçários. Esta interação com o meio tornou a adaptação tranqüila e com pouco choro.
Todos os dias a sala é organizada com recursos diferentes tornando a chegada mais agradável e atrativa às crianças. Foram recebidas com escorregadores, brinquedos, livros, biombo e fantoches, jogos pedagógicos, músicas e fantasias, entre outros.
Procuramos nestas primeiras semanas estabelecer uma relação de afeto e segurança com as crianças e de cumplicidade com as famílias, promovendo uma parceria entre família e instituição.
Durante a adaptação as crianças participam de atividades em que possam se expressar como: colagens, pinturas, modelagens, leitura de histórias, roda de música e roda de conversa.
A adaptação também é um momento importante para que as professoras conheçam as crianças, suas particularidades, seus anseios, suas dificuldades e assim possam planejar estratégias significativas de aprendizagem.
3 comentários:
Humm, que delícia essa gente no Maternal 4 já, que mocinhos... Curtindo todas nesse calorzão, né! Coisa boa! Saudade...
Bom, mil beijos!!! Ah, gostei do texto!!!
Lindos!! É tão bom vê-los crescer...com saúde e alegria!!!
Parabéns pelo trabalho!!!
Bjs
Maravilhoso!!!
Aprendi muito mais.
Parabéns pelo trabalho!!!
Postar um comentário