Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

28 de março de 2011

MATERNAL IV

Trabalhando as múltiplas linguagens das crianças na educação infantil

É necessário refletir sobre o que estamos ensinando para as nossas crianças e quais são os objetivos do trabalho com os pequenos.
O termo linguagem está comumente associado a língua falada e escrita, por isso, são destaques nos planejamentos dos educadores infantis.
Entretanto, a linguagem engloba outras áreas tão importantes quanto a oral e a escrita, como por exemplo: o movimento, a música e as artes visuais.
É importante conhecer a linguagem verbal e também a não-verbal, percebendo a linguagem simbólica da criança. Este olhar nos permite mergulhar no imaginário infantil e assim planejar ações, abordagens e estratégias significativas de aprendizagens.
O projeto proporcionará atividades em que as crianças entrem em contato com boas histórias contemporâneas e clássicas, músicas e cantigas que ainda não conhecem aumentando o repertório musical, brincadeiras e desafios em todos os espaços da unidade, apreciação de obras de arte, dança e teatro.
 Nas primeiras semanas de março as crianças conheceram e se encantaram com a música Aeróbica Tropical de Bia Bedran. Esta música foi escolhida pela qualidade da letra e da música sugerindo várias situações de aprendizagem.
A história contada foi Cinco Ovelhinhas de Andrés Guerrero e Ana Guerrero. A história traz um enredo que leva a criança a refletir sobre comportamentos e atitudes e também ensina a criança a contar os números através do faz-de-conta.
Foi apresentada às crianças uma imagem da obra de Alfredo Volpi “Pássaro de papelão”. Fizemos a leitura da obra e depois uma releitura com pintura.
O desafio da semana foi no parque com a modificação do espaço através de elásticos. As crianças tinham que se abaixar, levantar, engatinhar e procurar alternativas para atravessar a teia de elásticos. Tudo não passou de uma grande brincadeira que estimulou a percepção do corpo, as potencialidades e as dificuldades.



Nenhum comentário: