Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

1 de junho de 2010

FAZENDO BARULHO


DESCOBRINDO OS SONS E A SUA MUSICALIDADE

A música é uma forma de expressão, uma linguagem universal, utilizada através dos tempos por todos os povos e civilizações, das batidas do coração da mãe às melodias da voz humana, aos sons da natureza, às cantigas infantis e os sons dos instrumentos cada vez mais diversificados e complexos.
Estudos científicos provam que o som interfere diretamente no estado emocional, afetando o ser humano em todos os níveis da compreensão: intelectual, afetivo, prático e espiritual, sendo definido como a "linguagem das emoções".
A música é uma ferramenta indispensável na rotina da Educação Infantil. Há muito tempo é utilizada nas mais diversas ocasiões e atividades como: acalentar as crianças, escovar os dentes, contar uma história, etc.
Mas estas não podem ser suas únicas funções, a música dever ser apreciada pelas crianças; estas necessitam conhecer e explorar a maior diversidade de gêneros musicais possíveis através da dança e do canto, por exemplo. Ela pode também enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, desenvolver a coordenação motora, a concentração e facilitar a convivência social das crianças.
O trabalho com música e sons, em geral, oportuniza à criança as mais variadas situações de aprendizagem, o que é de grande importância.
A utilização de recursos musicais estimula a criança a expressar seus sentimentos e pensamentos, a compor e a produzir rítmos, a comunicar-se e integrar-se com os demais e a expandir sua linguagem.
O projeto desenvolvido nos bercários I e II, tem como objetivo geral fazer com que as crianças vivenciem diversos sons e músicas, utilizando os mais variados recursos.



2 comentários:

CEI da Rede Pública disse...

O trabalho das professoras do Berçário 1 tem tido reflexo positivo no desenvolvimento do meu filho Pedro Henrique. Parabéns meninas! Muito obrigado!!! Abraços!!!

Marli Fátima Vick Vieira disse...

É na fase inicial da vida social da criança que conseguimos sensibilizá-las para os mais diversos sentidos. Lindo o trabalho desta equipe, Parabéns!