Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

25 de maio de 2010

ERA UMA VEZ ... UMA TURMA FAZENDO ARTE!

Dentro da perspectiva de que literatura também é arte, desenvolver um projeto de clássicos infantis, intercalando-o com atividades de pintura mexe com a imaginação e habilidades dos envolvidos no processo.
Os livros são fontes riquíssimas que abrem infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia, o mundo que a cerca e a pintura proporciona o conhecimento de si e do outro, de suas capacidades e limitações.
Conforme escreveu o poeta Schiller: " Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infäncia do que na verdade que vida ensina".
A arte não pode ser proposta num primeiro plano com uma intenção pedagógica diferente da de proporcionar prazer e encantamento à criança.
É importante ouvir a história ou pintar pelo simples prazer que a atividade é capaz de realizar, entretanto, também é importante mencionar que usar essa curiosidade, este interesse para dialogar e utilizar meios para trabalhar com as crianças questões fundamentais para o seu aprendizado e desenvolvimento é um processo importante no trabalho na educação infantil.
No projeto do maternal III, as histórias serão contadas, nas diferentes versões em que a biblioteca dispõe e então serão comentadas, comparadas e interpretadas pelas professoras e crianças.
A proposta do projeto é deixar que as crianças expressem sua imaginação e sensibilidade, dentro do contexto do projeto, com objetivos estabelecidos, apresentando materiais, mas sem "podar" a criantividade e espontaneidade do artista.
Como citou Paulo Freire, "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" e é exatamente isto que o projeto propõe, levar a criança a conhecer-se, conhecer o outro e as relações que este conhecer implica, conhecer  mundo que a cerca, refletindo, questionando, criando e quem sabe, transformando realidades.
Acompanhem alguns momentos:



Um comentário:

Anônimo disse...

Que projeto bacana Joice! Tanta inovação e criatividade só poderia partir de uma profissional como você mesmo. Queria ter você aqui comigo...quem sabe um dia...bjs.

Rosane