Dentro da perspectiva de que literatura também é arte, desenvolver um projeto de clássicos infantis, intercalando-o com atividades de pintura mexe com a imaginação e habilidades dos envolvidos no processo.
Os livros são fontes riquíssimas que abrem infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia, o mundo que a cerca e a pintura proporciona o conhecimento de si e do outro, de suas capacidades e limitações.
Conforme escreveu o poeta Schiller: " Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infäncia do que na verdade que vida ensina".
A arte não pode ser proposta num primeiro plano com uma intenção pedagógica diferente da de proporcionar prazer e encantamento à criança.
É importante ouvir a história ou pintar pelo simples prazer que a atividade é capaz de realizar, entretanto, também é importante mencionar que usar essa curiosidade, este interesse para dialogar e utilizar meios para trabalhar com as crianças questões fundamentais para o seu aprendizado e desenvolvimento é um processo importante no trabalho na educação infantil.
No projeto do maternal III, as histórias serão contadas, nas diferentes versões em que a biblioteca dispõe e então serão comentadas, comparadas e interpretadas pelas professoras e crianças.
A proposta do projeto é deixar que as crianças expressem sua imaginação e sensibilidade, dentro do contexto do projeto, com objetivos estabelecidos, apresentando materiais, mas sem "podar" a criantividade e espontaneidade do artista.
Como citou Paulo Freire, "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" e é exatamente isto que o projeto propõe, levar a criança a conhecer-se, conhecer o outro e as relações que este conhecer implica, conhecer mundo que a cerca, refletindo, questionando, criando e quem sabe, transformando realidades.
Acompanhem alguns momentos:
Um comentário:
Que projeto bacana Joice! Tanta inovação e criatividade só poderia partir de uma profissional como você mesmo. Queria ter você aqui comigo...quem sabe um dia...bjs.
Rosane
Postar um comentário