As cantigas de roda ao longo dos anos deixaram de fazer parte do repertório de brincadeiras das crianças, espaço esse ocupado pelos videogames, jogos e brincadeiras que imitam os desenhos e programas assistidos pela televisão. Entretanto, as cantigas de roda retornam aos círculos de brincadeiras infantis, numa valorização histórica na qual a escola tem sido uma forte parceira. Nesse processo de revitalização, as crianças aprendem a valorizar as relações interpessoais, o respeito mútuo, através da música.
Assim, os Berçários durante os meses de maio a agosto participaram de diversas atividades sobre o projeto “Conhecendo e Dramatizando as Cantigas de Roda”.
“O sapo não lava o pé”
· Caixa Surpresa – Iniciamos a atividade cantando a música o Sapo não lava o pé, realizando os gestos com as crianças diversas vezes. Em seguida apresentamos a caixa surpresa e dentro tinha o livro do Sapo Bocarão um fantoche de sapo e um de pelúcia. As crianças puderam manipular os objetos tentando descobrir o que tinha dentro da mesma e escutaram uma divertida história.
· Apresentação da música para as turmas do CEI – Nesta atividade as crianças fantasiadas com o pé de sapo apresentaram para as outras turmas a música do “ Sapo não lava o pé”.
Um comentário:
esses sapos fizeram sucesso heim???
Postar um comentário