Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

25 de outubro de 2010

Dando continuidade ao trabalho com os clássicos da literatura infantil, foi escolhido com as crianças o conto de Grimm: Os Três Porquinhos.  Encontramos dificuldade em encontrar o clássico com o conto de Grimm, pois nos acervos das bibliotecas e livrarias só existem releituras ou textos adaptados de outros autores. Nestas adaptações os porquinhos não são engolidos pelo lobo, assim como nas adaptações de chapeuzinho vermelho. A história então, foi contada sem imagens de livros e através de uma apresentação com fantoches. A nossa pesquisa mostrou que estes clássicos são ricos para as crianças, principalmente pelo fato de terem problemas a serem resolvidos e que não causam prejuízos psicológicos às crianças, pois há sempre um final feliz. As adaptações só empobrecem o enredo e tiram do clássico a sua essência, que é a de resolver conflitos.





A cada clássico trabalhado, trabalhos artísticos relacionados são incorporados. Para o clássico Os Três Porquinhos, construímos um lobo em argila coletivamente. Uma estrutura foi montada e as crianças após manusearem livremente a argila, começaram a montagem com o auxílio das professoras. O envolvimento na modelagem e na pintura fez a atividade se tornar muito atrativa e prazerosa para as crianças, que puderam borrifar água, misturar as cores preta e branca e manusear a argila. 

Nenhum comentário: