Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

27 de maio de 2011

BERÇÁRIO I


Diante da perspectiva de SOUZA (1997) o universo da experimentação das crianças é povoado por brincadeiras tanto corporais, individuais ou coletivas, com adultos ou com objetos, materiais diversificados ou elementos naturais.
O projeto “O despertar dos sentidos através da brincadeira” durante o mês de maio propiciou brincadeiras com diferentes materiais e também passeios pelos espaços do nosso CEI, aumentando ainda mais as experiências vivenciadas por nossos bebês.

20 de maio de 2011

MATERNAL IV


Organizando os espaços para o brincar

“O espaço para as crianças pequenas precisa desenvolver o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança cultivando-o e orientando-o cuidadosamente.” (Howard Gardner)
O projeto envolvendo as múltiplas linguagens na turma do maternal IV proporcionou diversas brincadeiras envolvendo a modificação dos espaços do pátio, parque e varandão.
No parque as crianças encontraram tesouros do pirata cavando na areia e encontrando surpresas.
No varandão brincaram com pula-pula inflável e se divertiram com circuito através da reorganização dos brinquedos.
No pátio em frente ao CEI foi realizado um piquenique com brincadeiras e pintura no muro.
Os espaços de brincadeiras, com o tempo, tornam-se cansativos e a modificação através da organização dos brinquedos ou trazendo novos brinquedos e brincadeiras, oferece desafios e divertimento possibilitando aprendizagens, trocas e interações.

Linguagem musical

“Procuremos as crianças nas diferentes linguagens em que elas se produzem e ao mundo e encontremos o que de mais significativo existe, a cada momento, na vida delas, na escola infantil.” (Gabriel de Andrade Junqueira Filho)
O trabalho com a música dentro do projeto é o de provocar e facilitar a construção da linguagem musical através da exploração de diferentes sons, instrumentos sonoros, músicas infantis e explorar diferentes possibilidades.
A construção do Canto do Canto proporcionou uma maneira diferenciada de trabalhar a linguagem musical. O palco montado na sala com microfone e caixa de som proporcionou a experimentação da música com instrumentos musicais, cantigas, leitura de histórias e dança.
Depois da montagem do Canto do Canto as crianças passaram a cantar mais, a contar histórias e aquelas com alguma dificuldade na fala tiveram um grande avanço.



Quintal das percepções

Cada vez mais as crianças necessitam sair do convívio com ambientes cimentados e manusear elementos naturais. O quintal das percepções é um espaço que possibilita esta interação e a aprendizagem através de pedras, terra, argila, folhas e água.
A turma construiu uma escultura coletiva com pedras grandes, cada criança escolhendo o local e a estratégia de colocá-las. O interessante é que espontaneamente as crianças fizeram uma seqüência de pedras perto da árvore e dentro de um dos tanques. Também colocaram no espaço no tronco da árvore.
Em outro momento realizamos esculturas individuais com argila e pequenas pedras. Algumas crianças juntaram pequenos gravetos que encontraram pelo chão ou simplesmente misturaram areia e pedras pequenas com a argila.



 

11 de maio de 2011

MATERNAL II


Projeto Recriando e Preservando o Nosso Parque

Construção dos Painéis: Respeito pela Biodiversidade e multiculturalismo
 Nosso projeto não envolve apenas a modificação do espaço externo da instituição, mas também o respeito e conservação que teremos com o espaço e com as pessoas que nele estarão após a conclusão do mesmo.
Dessa forma, confeccionamos painéis que mostram a diversificação de espécies e cultura em nossa sociedade. Com o molde de suas mãos, as crianças pintaram com cores que representam as várias etnias bem como a vida nos oceanos e continentes.
Cada pessoa é única e sua individualidade precisa ser respeitada...