Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

28 de março de 2011

MATERNAL IV

Trabalhando as múltiplas linguagens das crianças na educação infantil

É necessário refletir sobre o que estamos ensinando para as nossas crianças e quais são os objetivos do trabalho com os pequenos.
O termo linguagem está comumente associado a língua falada e escrita, por isso, são destaques nos planejamentos dos educadores infantis.
Entretanto, a linguagem engloba outras áreas tão importantes quanto a oral e a escrita, como por exemplo: o movimento, a música e as artes visuais.
É importante conhecer a linguagem verbal e também a não-verbal, percebendo a linguagem simbólica da criança. Este olhar nos permite mergulhar no imaginário infantil e assim planejar ações, abordagens e estratégias significativas de aprendizagens.
O projeto proporcionará atividades em que as crianças entrem em contato com boas histórias contemporâneas e clássicas, músicas e cantigas que ainda não conhecem aumentando o repertório musical, brincadeiras e desafios em todos os espaços da unidade, apreciação de obras de arte, dança e teatro.
 Nas primeiras semanas de março as crianças conheceram e se encantaram com a música Aeróbica Tropical de Bia Bedran. Esta música foi escolhida pela qualidade da letra e da música sugerindo várias situações de aprendizagem.
A história contada foi Cinco Ovelhinhas de Andrés Guerrero e Ana Guerrero. A história traz um enredo que leva a criança a refletir sobre comportamentos e atitudes e também ensina a criança a contar os números através do faz-de-conta.
Foi apresentada às crianças uma imagem da obra de Alfredo Volpi “Pássaro de papelão”. Fizemos a leitura da obra e depois uma releitura com pintura.
O desafio da semana foi no parque com a modificação do espaço através de elásticos. As crianças tinham que se abaixar, levantar, engatinhar e procurar alternativas para atravessar a teia de elásticos. Tudo não passou de uma grande brincadeira que estimulou a percepção do corpo, as potencialidades e as dificuldades.



22 de março de 2011

BERÇÁRIO II


Durante as primeiras semanas de atividades no CEI as crianças do berçário II vivenciaram diversas experiências e situações de interação com o meio social e natural, aprendendo a conviver com pessoas diferentes e adaptando-se a nova rotina de horários e atividades. A hora de brincar é muito mais do que um momento de recreação e deve fazer parte da rotina da criança.
Brincadeiras no parque e na caixa de areia proporcionaram momentos de interação com o meio ambiente e com outras crianças e educadoras do CEI.
O Quintal das Percepções é um espaço que possibilita um contato com a natureza. As crianças podem andar engatinhar apalpar os caminhos feitos de bolinhas de gude, pedras, conchas do mar, azulejo, sentido sensações diversas. Além de explorar as piscinas e a casa dos sons feita de bambus.
As Brincadeiras em sala são sempre diversificadas, procuramos utilizar diversos materiais como túneis, casas, barracas, bolas, carrinhos, bonecas, legos, boliches proporcionando um ambiente agradável.


Nossa folia...

Fadas, super-heróis, bailarinas, havaianos entre tantos outros personagens, fizeram o baile a fantasia ficar muito mais divertido... E as marchinhas carnavalescas resgataram um pouco da história do nosso passado... Vivido também pelos pais e avós das crianças.
















3 de março de 2011

Momentos de reflexão

Os momentos de reuniões pedagógicas são de muita importância para que as educadoras possam rever e refletir sobre sua prática. Essa integração permite aos docentes trocar idéias, dialogar sobre suas ações, construir novos conhecimentos que possibilitarão em novas práticas em sala.
Estar à par dos novos conhecimentos e fazer a troca de informações com outros participantes é o primeiro grande benefício. Retornar a sala de aula com uma carga de conhecimentos renovada, motivado para desenvolver ou renovar as rotinas é um benefício não só para o profissional, como para instituição onde esses profissionais atuam.

“Também as pessoas, para concretizar o ideal latente,
devem esforçar-se constantemente em absorver conhecimentos,

coletar dados, organizá-los e colocar em prática

tudo o que aprenderam”. (M.Taniguchi)







2 de março de 2011

Maternal III

Para que as crianças do Maternal lll. Se sentissem a vontade e bem recebidas no novo grupo de professoras e amigos, proporcionamos durante essas duas primeiras semanas diversas brincadeiras envolvendo toda a turma. As crianças participaram com entusiasmo das mesmas interagindo umas com as outras nos diferentes espaços onde foram realizadas. Esses momentos contribuíram para que a fase da adaptação acontecesse de forma tranqüila e prazerosa.