Quem sou eu

Rua Inambú, 650, bairro Costa e Silva - Tel:(47) 3473 6753 Joinville, SC Diretora Rosane Mari dos Reis Auxiliar de Direção Joice Appelt

26 de maio de 2010

BRINCADEIRAS DE BEBÊ

A diversidade de estímulos e o efetivo interesse provocado nos bebës incentiva a aquisição de novas habilidades  e importantes aprendizagens. Para tanto, a organização do espaço e a escolha dos materiais oferecidos são decisivos e tão importantes quanto a qualidade da interação  entre educadores e crianças.



25 de maio de 2010

ERA UMA VEZ ... UMA TURMA FAZENDO ARTE!

Dentro da perspectiva de que literatura também é arte, desenvolver um projeto de clássicos infantis, intercalando-o com atividades de pintura mexe com a imaginação e habilidades dos envolvidos no processo.
Os livros são fontes riquíssimas que abrem infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia, o mundo que a cerca e a pintura proporciona o conhecimento de si e do outro, de suas capacidades e limitações.
Conforme escreveu o poeta Schiller: " Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infäncia do que na verdade que vida ensina".
A arte não pode ser proposta num primeiro plano com uma intenção pedagógica diferente da de proporcionar prazer e encantamento à criança.
É importante ouvir a história ou pintar pelo simples prazer que a atividade é capaz de realizar, entretanto, também é importante mencionar que usar essa curiosidade, este interesse para dialogar e utilizar meios para trabalhar com as crianças questões fundamentais para o seu aprendizado e desenvolvimento é um processo importante no trabalho na educação infantil.
No projeto do maternal III, as histórias serão contadas, nas diferentes versões em que a biblioteca dispõe e então serão comentadas, comparadas e interpretadas pelas professoras e crianças.
A proposta do projeto é deixar que as crianças expressem sua imaginação e sensibilidade, dentro do contexto do projeto, com objetivos estabelecidos, apresentando materiais, mas sem "podar" a criantividade e espontaneidade do artista.
Como citou Paulo Freire, "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" e é exatamente isto que o projeto propõe, levar a criança a conhecer-se, conhecer o outro e as relações que este conhecer implica, conhecer  mundo que a cerca, refletindo, questionando, criando e quem sabe, transformando realidades.
Acompanhem alguns momentos:



18 de maio de 2010

BRINCANDO E INTERAGINDO COM O FAZ-DE-CONTA

A criança pequena é sedenta de novidades, curiosa como o mundo que a cerca, busca entender, ao seu modo, o que acontece a sua volta, vivenciando e fantasiando situações de seu dia-a-dia.
A educação infantil é um espaço privilegiado para essas descobertas, no qual se criam oportunidades para que a criança desenvolva e amplie seu repertório de mundo, bem como o seu imaginário.
O projeto em andamento no maternal II, transporta a criança para um mundo mágico possibilitando-lhe soltar a imaginação e despertar a criatividade, tornando-se um momento prazeroso e de aprendizagem significativa.
A medida que as histórias são contadas e contadas de diferentes maneiras, a criança elabora suas próprias idéias, resolve conflitos e constrói referencias sobre o certo e o errado.
Acompanhem o teatro, Os Três Porquinhos:


Reunião Pedagógica no CEI




Nesta reunião, os profissionais do CEI contaram a história de como foi cuidar de sua planta, durante estes meses em suas casas. A muda foi entregue no início do ano, na primeira reunião pedagógica.
A atividade faz parte do Projeto Prêmio Embraco de Ecologia, onde no dia de ontem, além de contarem sobre como fizeram e o que fizeram para cuidar da planta, todos plantaram as mudas no espaço onde o Projeto está sendo implantado.



6 de maio de 2010

OS PEQUENOS SEMEANDO E SE ENCANTANDO COM AS FLORES

COMO PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS AO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES E TRANSPLANTE DAS MUDAS DE FLORES?

O projeto, os pequenos semeando as flores, surgiu após observações realizadas durante o período de adaptação das crianças na instituição.
Durante as brincadeiras realizadas neste período, pode-se perceber que houve um grande interesse por parte das crianças nos momentos onde havia contato com as histórias que se referenciava a natureza e os animais que frequentavam canteiros de jardins com flores.
Criar uma relação mais estreita de encantamento da criança com a natureza é o principal objetivo deste projeto.


CRIANÇAS DO BERÇÁRIO II

PRÊMIO EMBRACO DE ECOLOGIA

No ano de 2009, o CEI Alzelir Pacheco, conquistou o Prêmio Embraco de Ecologia, participando com o Projeto "Quintal das Percepções".

Com o intuito de estimular o toque infantil a objetos naturais, ampliando suas experiências para além do contato costumeiro com materiais artificiais em ambientes fechados, idealizou-se um projeto ambiental baseado num movimento artístico denominado "Land Art", que visa a transformação de um espaço natural num conjunto de possibilidades de interação com a natureza.
Logo, logo vocês poderão acompanhar todas as atividades que já estão sendo desenvolvidas.